O propósito da Oração aos Antepassados é honrar e reconciliar com os antepassados, reconhecendo o seu papel na história familiar
Temos orgulho de nossas raízes, honramos nossas origens, respeitamos nossos antepassados e reverenciamos nossa família. Entretanto, não devemos carregar o peso das ações, palavras, acordos, experiências e pensamentos de nossos antepassados para nossas vidas atuais. O desafio é que nem sempre conhecemos completamente o que foi feito, dito ou pactuado por eles.
A constelação familiar, desenvolvida por Bert Hellinger, tem sido uma ferramenta poderosa para explorar e entender dinâmicas familiares complexas. Entre as várias técnicas e rituais associados a esse método, a Oração aos Antepassados ocupa um lugar significativo.
Origens da Oração aos Antepassados:
A Oração aos Antepassados é uma prática que se origina da constelação familiar e do trabalho terapêutico sistêmico de Bert Hellinger. Hellinger, um psicoterapeuta alemão, desenvolveu esta abordagem para lidar com questões profundas e muitas vezes invisíveis que afetam as famílias ao longo das gerações.
Objetivo da Oração:
O propósito da Oração aos Antepassados é honrar e reconciliar com os antepassados, reconhecendo o seu papel na história familiar e buscando resolver possíveis conflitos ou problemas não resolvidos que possam estar influenciando as gerações presentes.
Benefícios da Prática:
Ao fazer a Oração aos Antepassados, muitas pessoas relatam sentir um senso de alívio, paz e conexão mais profunda com suas raízes familiares. A prática pode ajudar a liberar padrões negativos que estão enraizados na história familiar e promover uma maior harmonia e equilíbrio nas relações familiares atuais.
Oração aos Antepassados
“Gratidão queridos pais, avós e demais ancestrais por terem tecido o meu caminho, imensa gratidão pela imensidão dos seus sonhos que, de alguma forma, são hoje a minha realidade.
A partir deste ponto e com muito amor, dou luz à tristeza que houve nas gerações passadas, dou luz à raiva, às partidas prematuras, aos nomes não ditos, aos destinos trágicos.
Dou luz à flecha que cortou caminhos e tornou a calçada mais fácil para nós. Dou luz à alegria, às histórias repetidas várias vezes.
Dou luz ao não dito e aos segredos de família. Dou luz às histórias de violência e ruptura entre casais, pais e filhos e entre irmãos e que seja o tempo e o amor que volte a unir.
Dou luz a todas as memórias de limitação e pobreza, a todas as crenças desestruturantes e negativas que permeiem o meu sistema familiar.
Aqui e agora semeio uma nova esperança, alegria, união, prosperidade, entrega, equilíbrio, ousadia, fé, força, superação, amor, amor e amor.
Que todas as gerações passadas e futuras sejam agora, neste instante cobertas com um arco-íris de luzes que curem e restaurem o corpo, a alma e todos os relacionamentos.
Que a força e a bênção de cada geração alcance sempre e inunde a geração seguinte.
Assim seja. Assim, é”.
Repita essa oração por 21 dias e compartilhe com os membros da sua família.
Leia também: Oração para eliminar o medo